-
Arquitetos: OSPA Arquitetura e Urbanismo
- Área: 75 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Denison Fagundes
-
Fabricantes: Deca, Portobello, Rosito Luce, Solarium, Tramontina, itra
Descrição enviada pela equipe de projeto. O casal de arquitetos Lucas Obino e Carolina Souza Pinto, da OSPA, decidiu, através das escolhas de projeto, criar um ambiente cosmopolita e sem excessos para viver. O apartamento, localizado num prédio dos anos 1970, precisava de reformas de adequação ao estilo de vida da dupla, privilegiando a integração e, especialmente, valorizando o pé direito duplo que se sobressai pela imensa janela de vidro que leva à varanda.
Os 75 m² do loft dividem-se em dois andares: o piso inferior tem cozinha, sala de jantar e sala de estar integrados, além de um pequeno lavabo que também assume a função de lavandeira. Na parte superior, os dois quartos da planta original foram transformados em uma grande suíte com closet.
A flexibilidade dos ambientes foi amplamente explorada: a cozinha, estar e jantar, em ambiente de área reduzida, foram totalmente integrados. O mobiliário foi posicionado estrategicamente, permitindo tanto a integração dos dois moradores nas diversas atividades do dia a dia, quanto jantares e eventos com um número de convidados considerável. A bancada da cozinha configura o aparador do jantar, cuja mesa também tem a função de ilha de apoio da cozinha. A televisão, com suporte articulado, atende todos os ambientes do pavimento inferior.
O pavimento superior é configurado por um mezanino, pré existente, em estrutura e piso de madeira que também configura o forro da sala. Os dois dormitórios originais foram transformados em uma grande suíte com closet no mezanino, abertos para o pé direito duplo da sala. A privacidade e escurecimento são garantidos por cortinas que, quando recolhidas permitem, também, a total integração dos espaços. Assim como os outros ambientes, o closet também possui dupla funcionalidade, se apresentando como escritório na bancada que assume o papel de guarda corpo do mezanino.
A materialidade é bastante simples e tira partido da autenticidade dos materiais. O piso em placas de concreto de 1m x 1m garante a integração dos ambientes no pavimento inferior, inclusive com a cozinha, sacada em nível e lavabo/lavanderia. A estrutura e piso do mezanino, em madeira natural, é também forro dos ambientes inferiores. Além disso, há o predomínio da cor branca na pintura das paredes, marcenarias e tampos de mármore, dando licença para o destaque de objetos eventuais.